domingo, 19 de julho de 2009

A Perfect Circle - Thirteen Step


O A Perfect Circle começou de uma maneira meio surreal. Durante a gravação do CD Ænima, do Tool, o guitarrista Billy Howerdel (que na ocasião era técnico de guitarra do Tool) estava no estúdio e mostrou uma música própria ao vocalista Maynard James Keenan. O cara simplesmente se ofereceu pra ser vocalista da futura banda, caso ele fosse gravar aquela música (na ocasião, a música era Orestes, do primeiro CD). E olha QUE VOCALISTA o Billy arrumou. Pois bem, então formou-se o A Perfect Circle, que hoje conta com, além dos dois, Billy Iha na guitarra, Jeordie White no baixo e Josh Freese na bateria.

Thirteen Step é o segundo CD dos caras, lançado em 2003. Já foi especulado que o nome do CD seria uma referência aos 12 passos dos Alcoólicos Anônimos, mas o próprio Maynard James Keenan desmentiu essa especulação, explicando que na verdade o CD se trata de um conceito montado em cima de vícios em geral, sob diferentes perspectivas, inclusive fazendo citações sobre os 13 anos em que ele morou em Los Angeles.

Sob esse ponto de vista, vou analisar as 12 músicas do CD.
1. "The Package" 7:40
2. "Weak and Powerless" 3:15
3. "The Noose" 4:53
4. "Blue" 4:13
5. "Vanishing" 4:51
6. "A Stranger" 3:12
7. "The Outsider" 4:06
8. "Crimes" (Howerdel/Keenan/Freese/White) 2:34
9. "The Nurse Who Loved Me" (Edwards/Andrews) 4:04
10. "Pet" 4:34
11. "Lullaby" 2:01
12. "Gravity" (Howerdel/Keenan/Freese/Van Leeuwen/Lenchantin) 5:08

(as que não foram citadas foram escritas por Howerdel/Keenan)

1 - The Package
Eu acreditava que a letra dessa música se referia à sexo casual, simplesmente. "Apenas me dê aquilo para o que vim, e então estarei porta afora novamente." Mas, de acordo com o conceito do Maynard, a música fala de pessoas que simplesmente vivem pra cumprir seus vícios, de uma maneira obsessiva, e depois de conseguir o objeto de desejo, mergulhar num estado de contemplação; dá pra comparar até com o Gollum, do Senhor dos Anéis - "me dê o que é meu... isto é meu... meu..." repetido incontáveis vezes, se não é uma referência ao Precioso, não sei o que é.
A música em si começa com um tema simples e singelo, com a bateria basicamente atacando tambores, dando um climão, e o baixo espalhado, esparso e pesado, até a música explodir quando num alto de desespero, o May grita "GIVE THIS TO ME!" (sim, MJK é um monstro da interpretação), quando enfim a música fica pesada e deliciosamente desesperada, pra voltar depois ao clima down do começo dela, terminando em fade-out... Pra mim, essa música é uma das melhores do CD, assim como Weak And Powerless, The Noose, A Stranger, The Outsider e Pet.

2 - Weak And Powerless
Sensações superficiais que no fim só te levam mais e mais pra baixo, e no fim tudo o que se pode fazer é se sentir fraco e impotente frente a essas sensações. E enfim, morrer por dentro.
"Anjinho, vá embora, volte outro dia,
O diabo está nos meus ouvidos agora, eu não vou ouvir uma palavra do que você disser,
Ele me prometeu um pequeno recanto e paz de espírito,
De qualquer jeito, tá demorando tanto que eu nem me sinto mais tão desesperado e desacolhido..."
A música é levada em moderato, sem grandes excessos, só com um tempo quebrado e backing vocals na medida também nos refrões.

3 - The Noose
Quem está no fundo do poço e vê alguém próximo se erguer não tende a seguir o exemplo, e sim puxar o tapete do "amigo". Claro, tudo isso sem a mínima vergonha de tentar disfarçar a verdadeira intenção, porque afinal de contas, é mais fácil se conformar com uma condição preguiçosamente baixa do que tentar se reerguer.
"E não é querer arrancar sua auréola fora através do seu pescoço e te empurrar até o chão, mas estou apenas mais do que um pouco curioso, pensando em como você vai fazer agora seu tributo aos mortos..."
Essa música já mostra o lado psicodélico do APC, com timbres mais trabalhados, delays, efeitos de modelação, e uma interpretação de voz nada mais que a necessária. Simples, mas digno de uma viagem.

4 - Blue
Ignorar os efeitos prejudiciais, por mais gritantes que sejam. E fazer tudo parecer bom. Um otimismo doentio.
"Apenas ignore a fumaça e sorria.
Chame um otimista, ela está ficando azul (metáfora pra triste)
Mas que cor adorável fica em você"
A música tem a cor do tema: ela é mais alegre do que deveria ser. Talvez não seja, enfim.

5 - Vanishing
A simples reprodução da trip. Nada mais que isso. Sumir no ar, como se nada mais importasse. Um escapismo. Carpe diem, modafuckers.
"Esvanescer, esvanescer no ar
Lentamente desaparecer. Na verdade, nunca estive aqui."
A música é simplesmente etérea. Tudo vago, nada definido, tudo virando fumaça. Algumas coisas gritantes no meio da névoa toda.

6 - A Stranger
No fim de tudo, um estranho no ninho, com idéias desconexas, precisando ser convencido de que seu estado de espírito é nada mais que uma consciência fabricada.
"E eu escuto o sussurro da sua doce insanidade enquanto formulo negações de sua afeição por mim."
A música é uma lullaby acústica, com violinos de fundo, doce e com sabores épicos, e dura menos do que deveria durar.

7 - The Outsider
A visão de fora de quem se importa com alguém prestes à auto-destruição. Claro, de maneira dramática, cruenta e até mesmo raivosa.
"Se desconectar e se auto-destruir, com uma bala somente, qual é a pressa, se todo mundo tem seu dia pra morrer?
Se você escolheu puxar o gatilho, será que você provou que seu drama é sincero?
Faça isso em algum lugar bem longe daqui."
A música é pesada, tenta por vezes demonstrar alguma calma, algum auto-controle, mas sempre acaba explodindo, assim como a paciência de quem quer passar essa mensagem. Enfim, é uma maneira de injetar uma adrenalina no CD.

8 - Crimes
Fazer de tudo para alimentar o vício. Tudo mesmo. Mesmo que isso te custe a consciência limpa.
"Um... dois... três... quatro... cinco... seis... sete... oito... nove... nove... nove... nove... NOVE... dez... dez... DEZ... DEZ!!!"

9 - The Nurse Who Loved Me
Até no fundo do poço as pessoas precisam de calor humano. Seja de onde for. E por esse calor humano as pessoas fabricam as maiores fantasias.
"Estou levando ela pra casa comigo vestido todo de branco
Ela tem tudo que eu preciso, algumas pílulas em um copinho
Ela está fazendo tudo para mim, eu posso ver nos olhos dela
Ela age simplesmente como uma enfermeira para os outros caras..."

A música é um cover do Failure. Mas covers por covers, o A Perfect Circle sempre os transformou, os desfigurou, os transformou em qualquer coisa que não seja um cover. Neste caso, a música pareceu virar uma trilha de filme, naqueles momentos em que enfim o galã decadente descobre (mesmo que ilusoriamente) que a imagem que ele tem nos olhos é tudo que ele quer. Singela e bonita.

10 - Pet
"Amigos". Gente que na verdade te transforma em um trapo humano, te prometendo mundos e fundos, e acaba no fim te transformando num pequeno mascote.
"Não dê atenção ao que as outras vozes dizem, elas não se importam contigo como eu, assim como eu. Salvo da dor e da verdade e da escolha e de outros demônios venenosos, veja, eles não dão a mínima para você, mas eu sim."
Essa é a música mais pesada do CD. Talvez até por isso, pra mim a melhor. O vocal tem um tom que evoca um sarcasmo negro delicioso, e chega a despertar raiva.

11 - Lullaby
Tu não estás bem. Volta a dormir.
"Volta a dormir..."
Vozes femininas pretensiosamente desafinadas ganham o mundo.

12 - Gravity
Enfim, tua consciência é tua novamente. Tu estás limpo. O problema é que tu não estás mais se esvanescendo no ar, e tu tens que submeter novamente à gravidade. Às vezes esse é um processo custoso.
"Estou me rendendo à gravidade e ao desconhecido. Me segure, me cure, me levante novamente de volta ao sol. Eu escolhi viver. Eu escolhi viver."
A música tem um tema grandioso, mas ainda bambo. Porque enfim, nada está acabado. Talvez seja somente um novo começo.

http://www.youtube.com/watch?v=CpgHTAXpUOQ&feature=fvst - clipe de Weak And Powerless
http://www.youtube.com/watch?v=lrEP3RPgEao - Pet (a música somente)
http://www.youtube.com/watch?v=XoDAiqyvYqc - clipe de The Outsider
http://www.youtube.com/watch?v=O5xuY3OFHvA - clipe de Blue
http://www.youtube.com/watch?v=uXlKkzjkheg - The Outsider ao vivo
http://www.youtube.com/watch?v=R9Zmmpsrcto - The Noose ao vivo

E outros vídeos, procurem por conta, que não tou sendo pago pra isso :P
Saudações gremistas ae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário